A Universidade no século XXl: para uma Universidade Nova

                       Síntese

   Santos, Boaventura de Souza; Almeida Filho,Naomar. A Universidade no Século XXI: Para uma Universidade Nova. Coimbra: 2008. p. 194-223
(Componente - Universidade Sociedade - 1° quadrimestre)

O autor do texto, faz uma dura crítica ao modelo universitário de formação no Brasil, por ele ser muito atrasado. Isso se deve ao fato dele se basear no mesmo modelo de instituições europeias do século XXl, tendo sido implementado em decorrência da reforma universitária no governo militar no fim dos anos 1960, seguido de uma desregulamentação nos anos de 1990 e abertura no mercado do ensino superior privado.
A estrutura curricular, quase que integralmente na direção profissionalizante, carecendo do teor acadêmico necessário para agregar as pessoas socialmente. Nessa situação, algumas iniciativas  do setor público e privado, mostram que o ensino superior brasileiro tem potencial e que isso deve ser ampliado. Entre essas iniciativas estava o projeto crítico chamado UFBA Nova, parafraseado a partir da Escola Nova de Anísio Teixeira. Nele há propostas que visam uma construção de currículo com uma visão mais construtiva, abrangendo iniciativas de teor profissionalizante e não – profissionalizante, em enumeras áreas do conhecimento, ampliando as escolhas dos alunos e a gama de conhecimento que eles podem adquirir. A Universidade Nova, proposta central do texto, incluí entre suas ideias, práticas que focam em se desvencilhar das metodologias que o modelo “antigo” impõem aos docentes e discentes e se abrindo para métodos mais amplos e dinâmicos no ensino. A estrutura implementada no Bacharelado Interdisciplinar e bastante conectivo, unindo os presentes a diversas áreas da instituição onde ela foi concretizada, o BI são distribuídos em quatro modalidades, como: Artes, humanidades, ciência e tecnologia, saúde. Com uma organização constituída de duas etapas, sendo elas, a Formação Geral ( FG) e Formação Específica (FE). O modelo de ingresso na universidade no atual Brasil, tem privilegiado uma categoria de inteligência da qual as que tem mais desempenho em um único teste e assim tangendo outras modalidades de inteligência que se abrange de forma progressiva.
O Bacharelado Interdisciplinar busca como finalidade impactar positivamente, socialmente e academicamente todos que ingressam nele. Extraindo o máximo possível de potencial conhecimento, desenvolvendo outras formas de inteligência, não tão valorizadas em outras instituições. Dessa forma, a Universidade Nova busca alavancar a estrutura dessa modalidade de ensino fazendo com que mais  pessoas que tenham o interesse e motivação possam está em uma universidade, tornando ela um ambiente acolhedor para todas formas de pensar.

Postagens mais visitadas deste blog

PEDAGOGIA DA AUTONOMIA Saberes Necessários à Prática Educativa - Paulo Freire

Inteligência coletiva - Pierre Lévy