Extensão Universitária

Palestra (Prof. Mota, Alex ) , Live: A Extensão Universitária Em Debate” Transmitida em 20 de Outubro de 2021, no canal “Geotecnologias em rede” pelo Youtube.
                                    Resenha
 O docente Alex Mota dos Santos, inicia sua pauta falando da importância da extensão universitária, e devido a uma legislação que prevê a necessidade dos estudantes universitários de terem no currículo 10% de extensão. Nesse debate alguns assuntos relatados foram baseados no artigo que o professor Alex escreveu e que foi aceito pela Revista Extensão & Cidadania, Universidade Estadual Do Sudoeste Da Bahia – UESB.
E prosseguindo com o assunto o palestrante Alex, começou mostrando os três pilares que a universidade está apoiada que são: Ensino, pesquisa e extensão e ressalta o que os professores também fazem através desses três pilares que é a elaboração de projetos de pesquisa e extensão dos quais  os alunos de graduação podem participar. E assim é enfatizado, o porquê devemos falar de extensão universitária e explica que desde 1930 o Brasil produz Planos Nacionais de Educação ( PNE), e a partir da constituição de 1988 eles se tornaram obrigatório e estabelece as diretrizes e metas para o desenvolvimento nacional, estadual e municipal da educação e acontece a cada 10 anos, mas a pandemia interferiu nessa programação.
Retomando a explicação de “O que é extensão universitária?”, que são aquelas ações que a universidade faz junto com a comunidade de maneira integradora, visando utilizar o ensino e a pesquisa como agente de transformação social que beneficia como um todo. Também é destacado os objetivos da extensão na UFSB, que tem como, ampliar as relações entre a universidade e a sociedade; avaliar, fortalecer as políticas públicas nós territórios de abrangência da UFSB e entre outros O objetivo dos 27 territórios de identidade e identificar prioridades temáticas definidas a partir da realidade local, possibilitando o desenvolvimento equilibrado e sustentável entre as regiões. Também foi mostrado como é a classificação das ações de extensão, que são: os programas; projetos; cursos; eventos, “produtos” e a prestação de serviços.
Como mencionado na palestra Alex ressalta que toda universidade tem uma pró-reitoria e a UFSB tem a PROEX. E é abordado a curricularização da extensão que é incluir no currículo a atividade de extensão e essa extensão só será creditada se envolver o público externo e não só a comunidade acadêmica e assim fazendo com que seja adquirido novas experiências tanto para os alunos de graduação e a sociedade em si.
Com tudo isso, essa palestra teve como intensão, a discussão sobre como é importante a divulgação da extensão e o seu valor agregador tanto para a universidade quanto para a sociedade e permitindo que os alunos tenham a possibilidade de colocar em prática o conhecimento adquirido dentro da graduação e tendo nisso um profissional que saiba trabalhar em conjunto com a comunidade.

Postagens mais visitadas deste blog

A Universidade no século XXl: para uma Universidade Nova

PEDAGOGIA DA AUTONOMIA Saberes Necessários à Prática Educativa - Paulo Freire